sábado, 26 de fevereiro de 2011

BONS HABITOS - PARASITAS E HOSPEDEIRAS

Ciências

Projeto Ensino Fundamental I

Parasitas externos e hospedeiros

Bloco de Conteúdo
Ciências Naturais
Conteúdo
Hábitos Saudáveis
Objetivos
- Reconhecer as características de alguns animais parasitários.
- Compreender a importância de hábitos de higiene para a prevenção de contágio.

Conteúdos
- Parasitas e seus hospedeiros.

Anos
3º e 4º.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
Textos informativos sobre piolhos, pulgas e carrapatos, que podem ser obtidos em jornais e revistas e na internet. Opções: site com informações sobre pulgas, sobre piolhossobre carrapatos, imagens de microscópio desses animais (para apresentar no projetor multimídia ou no computador) e exemplares dos bichos mortos e secos para a observação em microscópio, caso a escola possua laboratório (informações sobre como fazer a compra).

Desenvolvimento 
1ª etapa Lance questões para os alunos. Vocês conhecem alguns animais parasitas? Por que eles podem ser classificados assim? Qual a razão desse nome? Se entre as respostas não aparecerem piolhos, pulgas e carrapatos, dê esses exemplos. Questione que tipo de animais são esses e o que eles provocam no homem. Para responder às dúvidas da turma, oriente uma pesquisa em jornais, revistas e sites sobre parasitismo.

2ª etapa Retome o bate-papo com base nos resultados das pesquisas. Questione o que foi encontrado sobre parasitas. É provável que os estudantes citem o termo hospedeiro. Aproveite para conferir o que eles descobriram sobre as doenças que piolhos, pulgas e carrapatos causam e como elas podem ser evitadas. Registre no quadro-negro as definições formuladas. Em seguida, proponha a escrita de um texto coletivo sobre o que foi aprendido e peça que todos o copiem no caderno. Para a próxima aula, solicite uma pesquisa sobre as características físicas e os hábitos desses animais.

3ª etapa Tomando como base as informações trazidas pelos alunos, verifique se eles identificam o que piolhos, pulgas e carrapatos têm em comum, as diferenças entre eles, os hábitos alimentares e os locais em que vivem. Vá adiante e veja como eles descrevem o corpo dos animais. Relacione no quadro-negro o que cada um apontar como característica. Só então apresente fotos dos parasitas. Use o projetor multimídia ou leve os estudantes para a sala de informática para mostrar as imagens previamente selecionadas. Se possível, vá ao laboratório para que todos visualizem os animais no microscópio. A ideia é que eles anotem o que observarem e, depois, façam desenhos dos animais. No fim, cada aluno divide com a turma as características identificadas.

4ª etapa Divida a classe em pequenos grupos e oriente a realização de boletins informativos com dados breves e desenhos sobre os três animais, destacando as doenças e os incômodos que eles trazem. O material deve ser exposto para a comunidade escolar.

Produto final
Boletins informativos.

Avaliação
Analise a participação e o domínio que cada um apresenta durante a realização da atividade. Sugira que as crianças visitem outras turmas para contar o que aprenderam e observe se elas passam as informações corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!