sábado, 14 de maio de 2011

Plano de aula - dia das mães


Plano de aula –
Disciplina: Artes  e Português
Turma: 4º série   
Conteúdo: Teatro.  Leitura, escrita e  desenho.  Gênero textual:  Carta e poema.
Conteúdos  atitudinais:  Respeito e valorização da família.

Objetivos:
Despertar a criatividade   do aluno.
 Reconhecer a importância da família.

Seqüência das atividades:
Leitura pela professora do Histórico do dia das mães.
Roda de conversa sobre consumismo “presentes”  e manifestações de carinho e respeito.
Escrita de cartas para homenagear as mães.
Ensaio e apresentação da peça teatral “Um lugar especial no coração da mamãe”.
Entrega de lembrancinhas para as mães:  Ima de geladeira com mensagem e  foto do filho.
Socialização da família na escola.  Festa do dia das mães.
RELATO DA APRESENTAÇÃO:
Foi gratificante ver meus alunos  ansiosos para apresentar, mas mais emocionante foi observar os olhares deles, em busca de localizar suas mães, nas arquibancadas e a alegria em ver e participar com as mesmas nas gincanas.
 
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Textos sobre mães.  Desenhos.  Peça teatral. ( materiais necessários para a representação).  Foto do aluno.  Materiais para gincanas.


UM LUGAR ESPECIAL NO CORAÇÃO DA MAMÃE

 Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe, para ser montada com crianças.

Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
(Repete nove vezes, por isso é preciso dar uma expressão diferente, alívio, alegria, orgulho, consciência, meiguice...)

Crianças fala 2 (entram com frutas, saquinhos de super, avental, panela...) – Todas falam juntas:
...porque ela se preocupa com a minha alimentação!

Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças fala 3 (entram com roupas de dormir, caixa de remédios e primeiros socorros, termômetro, colher, travesseiro, bolsa de água quente...) - Todas falam juntas:
... porque ela fica muito preocupada e acordada a noite toda quando eu fico doente!
Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças fala 4 (crianças entram com marcas de beijos no rosto, roupa amassada...) – Todas falam juntas:
... porque muitas vezes ela mostra o seu carinho me abraçando e me beijando!

Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças fala 5 (entram vestidas de uniforme escolar e com cadernos, mochila, lancheira ...) – Todas as crianças falam juntas:
... porque ela está sempre acompanhando minhas atividades na escola!

Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...
Crianças fala 6 (entram com a mão no bumbum, com cara de dor e sentam na cadeiras...) – Todas as crianças falam juntas:
... porque sempre que faço alguma coisa errada ela me corrige e, às vezes, fico até de castigo!

Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças fala 7 (entram com roupão, toalha, shampoo, sabonete, cotonete...) – Todas as crianças falam juntas:
... porque ela está sempre cuidando para que eu esteja sempre limpinho!

Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças fala 8 (entram com boneca, bola, outros brinquedos...) - Todas as crianças falam juntas:
...porque ela separa um tempo para brincarmos juntos!
Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças fala 9 (entram com as mãos juntas, em sentido de oração...) - Todas as crianças falam juntas:
... porque ela nunca se esquece de mim em suas orações!

Junior fala1 (fica sentado no palco com a almofada de coração, com roupa bem infantil...) – Sempre antes de entrar as crianças, repetir a fala:
Eu sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe...

Crianças fala 10 (entram com Bíblias abertas nas mãos...) - Todas as crianças falam juntas:
...porque ela se preocupa em dar o melhor para o meu crescimento: os ensinos da Palavra de Deus!
              
       TODOS:  Eu sei que tenho um lugar especial no coração da minha mamãe... (BEM FORTE...)



Um comentário:

  1. Obrigada, Professora. Você me ajudou muito hoje.Posso perceber que você é uma mulher de Deus.Que ELE venha te abençoar todos os dias da tua vida.

    ResponderExcluir

DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!