RELATO DE AULA
Disciplinas: Ciências e Português Turma: 4º série
Bloco Conteúdos: Higiene e Saúde. Água e saúde. Tratamento da água. Leitura e escrita. Gênero textual: Entrevista.
Objetivos: Reconhecer a importância da água para nossa saúde.
Identificar os perigos que corremos ao ingerirmos água comum, sem ter passado pelo processo de purificação.
Seqüência das atividades:
Roda de Conversa sobre os hábitos de higiene.
Leitura de textos informativos sobre a higiene, física, mental e social.
Pesquisa bibliográfica sobre como é feito o tratamento e purificação da água.
Experiência de purificação da água utilizando o cloreto de sódio.
Vídeo educativo Bons hábitos.
Pesquisa “in loco” no posto de tratamento da água da cidade – CAERD.
Realização de entrevista com o funcionário responsável pelo tratamento da água.
RELATO:
Durante o desenvolvimento do conteúdo, os alunos mostraram interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema “purificação da água”, desta forma, realizamos um passeio até o posto de distribuição de água da cidade – CAERD, e fomos muito bem recebidos pelo funcionário da companhia , que atendeu carinhosamente nossos alunos, apresentando e exemplificando o processo e fases do tratamento da água.
Em sala foi realizado uma roda de conversa onde os alunos puderam fazer a relação dos resultados da pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Livros e revistas. Tesoura, cola. Cloreto de sódio, garrafa pete, água sem tratamento “suja”. Vídeo. Profissionais de apoio para a pesquisa de campo.
Alunos no momento da entrevista. |
Alunos no momento da entrevista. |
Alunos ao lado do Sr. Amaro, responsável pelo local. |
Medição do grau de pureza da água. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!