domingo, 11 de março de 2012

Lei 10.639 - 09 dejaneiro de 2003 - historia da cultura afro



 


O AVANÇO DA LEI

Segundo o advogado Renato Ferreira, do Laboratório de Políticas Públicas - UERJ e coordenador do Programa Políticas da Cor, existem uma discussão e trabalhos pontuais de capacitação. Muitos professores querem se capacitar, mas não existe uma política pública nesse sentido. “A lei é um avanço significativo por duas questões: ela permite que um assunto de tamanha relevância seja tratado da forma que merece. É o reconhecimento do estado brasileiro da necessidade de implementação de políticas afirmativas para promover a igualdade racial. A lei não é boa só para o negro, ela é uma ferramenta para promoção da diversidade como um valor nacional.
Num país plural como o nosso isso só nós obriga a não permitir que a educação seja dada somente pela matriz européia. Essa lei está pelo menos 100 anos atrasada”, ele frisa.
A escola tem  a função social de  ser agente formadora de opinião,  se queremos diminuir o preconceito, devemos  definir no Projeto Político Pedagógico  as ações que serão realizadas, garantindo uma identidade sólida que seja capaz de influenciar os docentes e discentes.
Sendo assim,  o ensino da história da África e a cultura da afro-brasileira,  deve estar  garantido no currículo escolar, não deixando a mercê de iniciativas  tímidas de alguns professores comprometidos com a educação, mas esse necessitam de apoio e orientação dos demais profissionais.
A Lei 10.639, está nos dando a oportunidade de conhecer  o outro lado da história,  nossas  verdadeiras raízes .
                                                                                 Arlete Monteiro da Silva Rodrigues 

Referencias:
Cultura negra na escola - “http://racabrasil.uol.com.br
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!