ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome dos cursistas | ANTONIO SANTANA, ARLETE MONTEIRO DA SILVA RODRIGUES, CLAUDIA MARIA PREATO DE OLIVEIRA E RUTE DA SILVA QUEIROZ. |
Nome da Escola: E.E.E.F. JOSÉ ROSALES DOS SANTOS Local: Nova Estrela-RO. | |
Série: 4º ANO - A Número de alunos: 14 | |
Professora envolvida: Arlete Monteiro da Silva Rodrigues |
2. Definição do Tema
MEIO AMBIENTE - ÁGUA |
3. Problemática a ser estudada
Trabalhar com pesquisas buscando informações para sanar as dúvidas e curiosidades em relação a água, desenvolve o senso critico do aluno sobre uso responsável da água. |
4. Justificativa
De toda a água existente no planeta, cerca de apenas 3% é água doce. Sendo assim, o projeto visa ampliar as informações, em relação aos estados físicos da água e os cuidados necessários para que possamos continuar a ter esse bem indispensável a vida. Vimos a necessidade de sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a importância da água para os seres vivos e o ciclo da água, através de pesquisas, aulas expositivas e práticas através de PowerPoint e experimentos. |
5. Objetivo (s)
- Favorecer o repúdio ao desperdício em suas diferentes formas; . Sensibilizar os discentes quanto ao uso responsável da água; . Demonstrar os principais meios de utilização da água; . Informar através de gráficos os percentuais de água potável no mundo.; |
6. Conteúdos
Ciclo da água, estados físicos da água, leitura e interpretação de gráficos, produção de textos. |
7. Disciplinas envolvidas
Ciências, Língua portuguesa, matemática e arte. |
8. Metodologia / Procedimentos
O projeto foi desenvolvido através de aula expositiva com apresentação em Power Point , músicas, filmes, leituras de poemas e artigo de opinião sobre poluição, experimentos, produção de texto, cartazes e gráficos. |
9. Cronograma
1- Apresentação do projeto. 2º - Musica – “A natureza” e “Água” . 3º - Pesquisa, leituras de poemas e artigo de opinião , palestra e experimento. 4º - Filmes: Deu a louca nos bichos e rio. 6º Produção de testos de opinião e textos. 7º - Produção de cartazes – Desenho interpretativo do poema: ” O planeta pede socorro” Produto final: Mural com cartazes e textos. |
10. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, internet, projetor, DVD, máquina digital, textos informativos, jarras, gelo, mercúrio... |
11. Registro do processo
Fotografias e textos. |
12. Avaliação e Resultados esperados
Participação espontânea dos alunos em todas as atividades propostas através de reflexões e produções, bem como hábito de manter o meio ambiente limpo e preservado. |
13. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Mural com cartazes e textos e fotos no blog da escola e da Professora Arlete. |
.
14. Referências Bibliográficas
ANGELO, Elisangela Andrade, et ali. A escola é nossa. Ciências - 4º ano Manual do professor. Editora scipione. 1º Ed. São Paulo 2010. Htto://www.agua.bio.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!