terça-feira, 28 de junho de 2011

Projeto Meio Ambiente

Projeto Meio Ambiente



ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome dos cursistas
ANTONIO SANTANA, ARLETE MONTEIRO DA SILVA RODRIGUES, CLAUDIA MARIA PREATO DE OLIVEIRA  E RUTE DA SILVA QUEIROZ.
Nome da Escola: E.E.E.F. JOSÉ ROSALES DOS SANTOS  Local: Nova  Estrela-RO.        
Série:          4º   ANO - A                                              Número de alunos:     14
Professora envolvida: Arlete  Monteiro da Silva Rodrigues

           
2.  Definição do Tema
MEIO AMBIENTE - ÁGUA

           
3. Problemática a ser estudada
Trabalhar com pesquisas buscando informações para sanar as dúvidas e curiosidades em relação a água,  desenvolve o senso critico do aluno sobre uso responsável da água.



4. Justificativa
De toda a água existente no planeta,  cerca de apenas 3% é água doce. Sendo assim, o projeto  visa  ampliar as informações, em relação aos estados físicos da água e os cuidados necessários para que possamos continuar a ter esse bem indispensável a vida. Vimos a necessidade de sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a importância da água para os seres vivos e o ciclo da água, através de pesquisas, aulas expositivas e práticas através de PowerPoint e experimentos.    


5. Objetivo (s)
-  Favorecer o repúdio ao desperdício em suas diferentes formas;
. Sensibilizar os discentes quanto ao uso responsável da água;
. Demonstrar os principais meios de utilização da água;
. Informar através de gráficos os percentuais de água potável no mundo.;



6. Conteúdos
Ciclo da água, estados físicos da água, leitura e interpretação de gráficos, produção de textos.
 

7. Disciplinas envolvidas
Ciências, Língua portuguesa, matemática e arte.    

8. Metodologia / Procedimentos
O projeto foi desenvolvido através de aula expositiva com apresentação em    Power Point , músicas,  filmes,  leituras de poemas e artigo de opinião   sobre poluição, experimentos, produção de texto,  cartazes e gráficos.


9. Cronograma
1- Apresentação do projeto.
2º - Musica – “A natureza” e “Água” .
3º - Pesquisa, leituras de poemas e artigo de opinião , palestra e experimento.
4º - Filmes: Deu a louca nos bichos e rio.
6º Produção de testos de opinião e textos.
7º - Produção de cartazes – Desenho interpretativo  do poema: ” O planeta pede socorro”
Produto final: Mural com cartazes e textos.

10. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, internet, projetor, DVD, máquina digital, textos informativos, jarras, gelo, mercúrio...

11. Registro do processo
Fotografias e textos.

12. Avaliação e Resultados esperados
Participação espontânea dos alunos em todas as atividades propostas  através de reflexões e produções, bem como  hábito de manter  o meio  ambiente limpo e preservado.

13. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Mural com cartazes e textos e fotos    no blog da escola e da Professora Arlete. 
.

14. Referências Bibliográficas
ANGELO, Elisangela Andrade,  et ali. A escola é nossa. Ciências - 4º ano Manual do professor. Editora  scipione. 1º Ed. São Paulo 2010.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!