domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto "FEIRINHA DO SABER"

Projeto "FEIRINHA DO SABER"


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome da Escola: E.E.E.F. JOSÉ ROSALES DOS SANTOS  Local: Nova  Estrela-RO.       
Série:          4º   ANO - A                                              Número de alunos:     14
Professora envolvida: Arlete  Monteiro da Silva Rodrigues

           
2.  Definição do Tema
FEIRINHA DO SABER

           
3. Problemática a ser estudada
Trabalhar  de forma concreta e lúdica  buscando   evidenciar as relações comerciais existentes no cotidiano,  amplia o conhecimento dos alunos sobre o sistema monetário.



4. Justificativa
 O sistema monetário está envolvido diretamente nas relações do cotidiano de todos. Sendo assim, o projeto  visa vivenciar com os alunos as situações comerciais existentes, visando  proporcionar aos alunos situações práticas envolvendo as quatro operações.  


5. Objetivo (s)
Motivar os alunos no desempenho das atividades;
Reconhecer a importância do sistema monetário nas relações comerciais.
Realizar cálculos mentais;
Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações;  
Ler e interpretar tabelas.


6. Conteúdos
Sistema monetário; tabelas, adição, subtração, multiplicação e divisão.  
 

7. Disciplinas envolvidas
Matemática  e demais disciplinas.  

8. Metodologia / Procedimentos
Através de aulas práticas, incentivos com cédulas de  dinheirinho de brincadeira.


9. Cronograma
O projeto será desenvolvido em duas fases:
 1ª  FASE- 1ª bimestre de 2011:
1ª ETAPA: Apresentação do  projeto e construção coletiva de regras para pontuação  e entrega de  tabela para cálculos dos pontos (“dinheirinho”).
2ª ETAPA:  ao término de atividades realizadas pelos alunos, anotação os pontos obtidos, na sexta de cada semana realizar soma e entrega de “dinheirinho”. 
3ª ETAPA: Organização de uma feira pela professora, onde os alunos farão suas compras.
2ª FASE:  3ª bimestre 2011,
1ª ETAPA:  Entrega de tabelas para pontuação.  
PRODUTO FINAL: Organização de uma feira pelos próprios alunos.   

10. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Várias cédulas de todos os valores de “reais”,  papel, canetinha, produtos para serem vendidos e calculadora.

11. Registro do processo
Fotografias

12. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será observada durante todo o projeto, e na organização da feira e realizações dos trocos na hora das compras.   

13. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Divulgação das fotos no blogger da professora Arlete. 
.

14. Referências Bibliográficas
PESSOA, Karina. ET ali. A escola é nossa. Matemática 4ano -  manual do professor, Ed. Scipione.2º Ed. 2011. São Paulo.
www.advir.org.br/ministeriodacrianca




Clique na imagem para exibir em tamanho real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!