ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista | ANTONIO SANTANA, ARLETE MONTEIRO DA SILVA RODRIGUES, CLAUDIA MARIA PREATO DE OLIVEIRA E RUTE DA SILVA QUEIROZ. |
Nome da Escola: E.E.E.F. JOSÉ ROSALES DOS SANTOS Local: Nova Estrela-RO. | |
Série: 4º ANO - A Número de alunos: 14 | |
Professora envolvida: Arlete Monteiro da Silva Rodrigues |
2. Definição do Tema
Maravilhoso Mundo das Abelhas |
3. Problemática a ser estudada
Trabalhar com pesquisas buscando informações para sanar as dúvidas e curiosidades em relação a vida das abelhas, amplia o conhecimento dos alunos sobre os insetos. |
4. Justificativa
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem, chamados de isentos sociais. Sendo assim, o projeto visa ampliar as informações, muitas vezes baseadas no senso comum, em relação aos hábitos comportamentais, alimentares e benefícios para a natureza e o homem. Vimos a necessidade de sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a biodiversidade, ecossistema, auto-sustentabilidade, incentivando-os através de pesquisas, palestras com profissional da área (apicultor), exposição e manuseio de materiais e produtos produzidos pelas abelhas. |
5. Objetivo (s)
Identificar a função e a importância das abelhas para a natureza e o homem; Desenvolver a escrita de textos informativos; Trabalhar a União e solidariedade entre os alunos; Realizar cálculos mentais; |
6. Conteúdos
Anatomia das abelhas; vida em sociedade; polinização. Fonemas: lh, nh. E produção de texto. Situações problemas: tempo de vida, quantidade de abelhas por colméia. |
7. Disciplinas envolvidas
Ciências, Língua Portuguesa, Matemática e Educação Religiosa. |
8. Metodologia / Procedimentos
Através de aulas expositivas instigando os alunos sobre o tema, pesquisas, filme BEEMOVIE – A história de uma abelha. Palestra com apicultor e professor de biologia, exposição e manuseio de materiais e produtos produzidos pelas abelhas e vídeos e fotos de atividades em apiário. |
9. Cronograma
O projeto será desenvolvido no mês de outubro de 2011 seguindo as etapas: 1ª ETAPA: Apresentação do tema através de leitura compartilhada e roda de conversa. 2ª ETAPA: Pesquisa na internet e hiperlink. 3ª ETAPA: Palestra com biólogo (Prof. Márcio) – Anatomia da abelha. 4ª ETAPA: Palestra com apicultor (Prof. Antonio) e apresentação de materiais e produtos produzidos pelas abelhas. 5ª FILME: BEEMOVIE – A história de uma abelha. 6ª PRODUTO FINAL: Elaboração individual de texto informativo e ilustrado sobre “O Maravilhoso Mundo das Abelhas” e produção de cartazes. |
10. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, internet, projetor, DVD, máquina digital, textos informativos. |
11. Registro do processo
Fotografias, filmagem, relatório. |
12. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será observada durante as etapas do projeto, analisando o desempenho individual e coletivo dos alunos, nas pesquisas, questionamentos orais e produção escrita. |
13. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Mural de textos e cartazes e divulgação das fotos e textos no blog da escola e da Professora Arlete. |
.
14. Referências Bibliográficas
WOLFF, Janeth & MARTINS, Eduardo. Redescobrir Ciências. 3ª Série. 1ª Edição FTD. São Paulo, 2005. Filme: BEEMOVIE – A história de uma abelha. Http://solangepedag.blogspot.com |
Clique na imagem para exibir em tamanho real. |
Parabens. adorei o projeto.
ResponderExcluir