domingo, 30 de outubro de 2011

Projeto "O Maravilhoso Mundo das Abelhas"

Projeto "O Maravilhoso Mundo das Abelhas"


ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista
ANTONIO SANTANA, ARLETE MONTEIRO DA SILVA RODRIGUES, CLAUDIA MARIA PREATO DE OLIVEIRA  E RUTE DA SILVA QUEIROZ.
Nome da Escola: E.E.E.F. JOSÉ ROSALES DOS SANTOS  Local: Nova  Estrela-RO.        
Série:          4º   ANO - A                                              Número de alunos:     14
Professora envolvida: Arlete  Monteiro da Silva Rodrigues

           
2.  Definição do Tema
Maravilhoso Mundo  das Abelhas

           
3. Problemática a ser estudada
Trabalhar com pesquisas buscando informações para sanar as dúvidas e curiosidades em relação a vida das abelhas, amplia o conhecimento dos alunos sobre os insetos.



4. Justificativa
As abelhas são sem dúvida, os insetos de maior utilidade para o homem, chamados de isentos sociais. Sendo assim, o projeto  visa  ampliar as informações, muitas vezes baseadas no senso comum, em relação aos hábitos comportamentais, alimentares e benefícios para a natureza e o homem. Vimos a necessidade de sistematizar o conhecimento dos alunos sobre a biodiversidade, ecossistema,   auto-sustentabilidade, incentivando-os através de pesquisas, palestras com profissional da área (apicultor), exposição e manuseio de materiais e produtos produzidos pelas  abelhas.  


5. Objetivo (s)
Identificar a função e a  importância  das abelhas para a natureza e o homem;
Desenvolver a escrita de textos informativos;
Trabalhar a União e solidariedade entre os alunos;
Realizar cálculos mentais;


6. Conteúdos
Anatomia das abelhas; vida em sociedade; polinização. Fonemas: lh, nh. E produção de texto.  Situações problemas: tempo de vida, quantidade de abelhas por colméia.
 

7. Disciplinas envolvidas
Ciências, Língua Portuguesa,  Matemática e Educação Religiosa.

8. Metodologia / Procedimentos
Através de aulas expositivas  instigando os alunos sobre o tema, pesquisas, filme BEEMOVIE – A história de uma abelha. Palestra com apicultor e professor de biologia, exposição  e manuseio de materiais e produtos produzidos pelas abelhas e vídeos  e fotos de atividades em apiário.   


9. Cronograma
O projeto será desenvolvido no mês de outubro de 2011 seguindo as  etapas:
1ª ETAPA: Apresentação do tema através de leitura compartilhada e roda de conversa.
2ª ETAPA:  Pesquisa na internet e hiperlink.
3ª ETAPA: Palestra  com biólogo (Prof. Márcio) – Anatomia da abelha.
4ª ETAPA:  Palestra com apicultor (Prof. Antonio) e apresentação de materiais e produtos produzidos pelas abelhas.
5ª FILME: BEEMOVIE – A história de uma abelha.
6ª PRODUTO FINAL: Elaboração individual  de texto informativo e ilustrado sobre “O Maravilhoso Mundo  das Abelhas” e produção de cartazes. 

10. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Computador, internet, projetor, DVD, máquina digital, textos informativos.

11. Registro do processo
Fotografias, filmagem, relatório.

12. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será observada durante as etapas do projeto, analisando o desempenho individual e coletivo dos alunos,  nas pesquisas, questionamentos orais e produção escrita. 

13. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Mural de textos e cartazes e divulgação das fotos  e textos no blog da escola e da Professora Arlete. 
.

14. Referências Bibliográficas
WOLFF, Janeth & MARTINS, Eduardo. Redescobrir Ciências. 3ª Série. 1ª Edição FTD. São Paulo, 2005.
 Filme: BEEMOVIE – A história de uma abelha.
 Http://solangepedag.blogspot.com





Clique na imagem para exibir em tamanho real.

Um comentário:

DUVIDAS OU CRITICAS ENTRE EM CONTATO OU DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO!